Filtro Solar - Como Proteger Varandas e Jardins
Madeiras expostas ao tempo devem ter acabamento com "filtro solar".
Por ser um produto natural, a madeira exposta ao clima (sol, chuva, calor, frio, ar seco ou úmido) tende a apresentar alterações em sua aparência como desgaste e escurecimento de sua cor natural. Para proteger móveis, decks, pisos e outras estruturas fabricadas em madeira da ação do tempo, o material deve receber algum tipo de acabamento protetor como esmaltes, vernizes e impregnantes. Se você pretende ter ou já possui estas peças de lenho na área externa de sua casa, veja as dicas de tratamento preventivo e manutenção que ajudam a conservá-las bonitas e ainda aumentam sua durabilidade.
Madeiras de Exterior: Quando Utilizar o Verniz de Proteção
Os vernizes são os produtos mais conhecidos quanto se trata de proteção de madeira. Além de realçá-la, eles são resistentes a impactos, calor, abrasão e água.
Vernizes para madeira podem ser feitos à base de solventes ou de água. Este é similar ao primeiro, porém menos tóxico.
Quando se trata de peças que estarão diretamente expostas à luz solar durante muito tempo, recomenda-se o uso de produtos com “filtro solar” duplo. A proteção contra os raios UV pode ser até tripla.
No entanto, vernizes com forte filtro solar, tendem a escurecer a madeira.
De acordo com a maioria dos fabricantes, para usos exteriores, o ideal é aplicar três demãos do produto. Isso garante uma melhor proteção.
Fique atento pois, em alguns casos, isso pode ser uma condição para a validade do certificado de garantia da eficácia do verniz.
Por outro lado, se a ideia for manter o aspecto natural da madeira, a melhor opção pode ser o verniz marítimo, que oferece boa proteção, não altera a cor da madeira e, em geral, é mais econômico.
Mas atenção: ainda que existam versões com dupla ou até tripla proteção solar no mercado (como as marcas Sparlack e Luztol, por exemplo), muitas vezes esse tipo de verniz possui apenas proteção simples aos raios UV, não sendo o mais adequado para peças expostas diretamente à luz do sol.
Outra coisa a se observar é que para que a maioria dos vernizes seja eficaz, a madeira precisa estar seca (com uma umidade inferior a 20%).
Madeiras muito jovens (verdes) ou muito envelhecidas podem precisar de um tratamento prévio antes da aplicação do produto.
Se optar por verniz, atenção: nunca use tintas seladoras. Aplique-o diretamente sobre a madeira.
Stain para Proteger Móveis e Estruturas Externos de Madeira
Outra opção é o stain, considerado por muitos arquitetos e fabricantes de móveis a melhor forma de proteger a madeira em ambientes externos.
O stain é um impregnante (ou seja, penetra nos veios da madeira) que protege as superfícies contra a umidade, sol e fungos.
Em algumas versões possui ação inseticida para a proteção contra pragas como o cupim, brocas e outras.
Em comparação com o verniz, ele forma uma película bem fina que não descasca com o tempo e não trinca com a ação prolongada do sol e das chuvas. Afinal, ele penetra nas fibras e acompanha os movimentos da madeira.
Se trata da melhor opção para os que querem preservar o aspecto mais natural das peças.
É importante estar atento na hora de comprar este produto, pois existem dois tipos de stain: os preservativos e os de acabamento. Em ambientes externos o ideal é o preservativo, que deve possuir no rótulo um registro do Ibama que certifique sua ação fungicida.
Mas atenção na hora de escolher. O stain tem sua durabilidade reduzida em madeiras resinosas como o Ipê, a Grapia, a Itaúba e o Cumaru.
Para esse tipo de madeira já existem no mercado vernizes específicos.
Para a aplicação de qualquer stain preservativo, recomenda-se que peça esteja limpa, crua e seca, ou seja, com um teor de umidade inferior a 20%.
No caso de madeiras diretamente expostas ao sol e chuvas, não se recomenda utilizar a versão incolor (transparente), que se deteriorará muito rapidamente.
Segundo os fabricantes, esse tipo de produto é indicado para áreas com média exposição solar, como varandas, gazebos, lambris de forros e beirais.
Fonte: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/proteger-madeiras-exterior/